segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Viaje pra Dentro - Entrando em movimento

Bem vindos ao primeiro episódio da segunda temporada do viagem pra dentro. Estamos atrasados? Sim, estamos. Mas, chegamos hehehehe.

E já vamos começar sem enrolação. Hoje vamos falar sobre um assunto que tem tudo a ver com o início dessa temporada, hoje vamos dar o primeiro passo. Aeeeee! Quem está empolgado?



Passamos a temporada anterior falando sobre técnicas iniciais para começarmos a nos aventurar no mundo do autoconhecimento. Aprendemos um pouco mais sobre nós mesmos, quem somos e como fazer para ouvir essa vozinha interior que não quer mais ser silenciada.

Dar o primeiro passo é, muitas vezes, muito desafiador. Mas é ele que nos coloca em movimento. E muitas vezes a gente não sabe nem pra que direção ir, o que torna tudo ainda mais complicado. Sentimos medo de errar, de não estarmos prontos.


Bom, então lá vem o assunto sério. Vou jogar abertamente com vocês.

Nunca vai existir o momento certo, nunca vamos estar prontos, vai sempre faltar fazer um curso, comprar o tênis perfeito, ter um caderno bonito. E se a gente continuar esperando o momento perfeito, continuar usando essas mesmas desculpas para não agir, nunca vamos sair do lugar. Aí vai passar o momento, o ano vai acabar e vamos nos sentir frustrados e desacreditados la no final.

E para resolver isso, entenda que o momento perfeito é o agora. Você não está pronto? Não tem problema, saiba que não existe perfeição, o que existe é aperfeiçoamento. E esse aperfeiçoamento você só adquire com a prática, ou seja, dando o primeiro passo, errando, corrigindo, melhorando.

E como saber para que direção dar o primeiro passo? - A direção não importa.

Te confundi? Calma.

Quando a gente não sabe pra que lado ir, simplesmente vai. Dá o primeiro passo, dê uma olhada no desconhecido. Errou? Mude a rota, só não fique parado.

Você precisa mostrar pro universo que está disposto a fazer algo. E, se você continuar caminhando, se continuar prestando atenção nos sinais, vai começar a fazer ajustes na rota até chegar no lugar certo.

Se você ficar parado nunca vai ter a oportunidade de descobrir aquilo que você só pode descobrir errando, tentando, se aventurando.

Garanto que você fez uma lista imensa de coisas que você pretende fazer em 2019, né? Que tal escolher uma delas para começar a agir hoje mesmo.

- "Ai, é tão difícil, preciso de meses para realizar esse projeto."
- "Mas, qual micro-passinho você pode dar HOJE para iniciar esse projeto?"

Por exemplo, você se propôs a emagrecer 20kg em 2019. Meta ousada. Se você focar nos 20kg, vai se sentir desanimado quando perder 2kg e ainda faltar DEZOITO! Não é mesmo?

E se você focar em perder 1kg de cada vez? O seu primeiro passo pode ser: preparar as marmitas da semana, se inscrever numa academia, sair pra caminhar com seu cachorro, negar aquele doce depois do almoço. Enfim, dê o primeiro passo. E o mais importante, celebre cada quilo eliminado (só não vale comemorar com um pedaço de bolo, né? hahahaha). Quando eu falo "celebrar" eu quero que você reconheça seu esforço, não se cobre tanto.

Vou compartilhar com vocês minha palavra para 2019: individualidade. Me comprometi ser eu mesma em 2019. Dentre tantas coisas que quero realizar esse ano, um resumo de todas elas é colocar minha alma em tudo, saber mais sobre quem eu sou.

No ano passado eu estava muito perdida quanto a isso. Só sabia que estava infeliz. Saí do trabalho, fiz o caminho de Santiago e vi que ter saído do trabalho com tão pouco planejamento foi contra vários dos meus valores.

Então, o que eu fiz? Voltei atras. Dei dois passos pra tras que eu resolvi ver como aqueles passos que a gente da pra pegar impulso, sabe? Eu poderia ter visto aquilo como algo ruim, como uma derrota. Mas, aprendi demais sobre mim com tudo o que aconteceu. Coisas que eu só pude aprender com essa experiência.

Bom, contei isso pra vocês porque quero mostrar como resolvi dar meus primeiros passos em 2019, mesmo sem saber pra onde ir.

1. Resolvi que preciso juntar dinheiro, para poder ter uma independência financeira maior no futuro, investir, abrir algo, e assim por diante. Então comecei o ano estudando sobre finanças e tipos de investimento (quero falar sobre isso aqui em breve). Vou guardar dinheiro, sem saber o que fazer com ele. Desapeguei de ter que controlar tudo.

2. Eu quero mudar de emprego e não sei exatamente o que quero fazer, sei sobre coisas que gosto e tenho interesse então, farei cursos de especialização, mesmo sem saber com que trabalhar no futuro. Acabei de me inscrever em um curso de reiki veterinário. E já tenho outros cursos engatilhados pra fazer no decorrer do ano.

3. Outro passo que vou dar tem a ver com saúde (também quero falar sobre isso aqui mais pra frente).

E assim vou indo, um micro passo de cada vez.

Exercício da Semana

E, como exercício dessa semana eu proponho você a escolher uma das metas do seu ano, ou uma das fatias da sua roda da vida que precisa de atenção e descobrir micro passos que você pode dar para se colocar em movimento.

Se você se deu nota 5, por exemplo, na fatia de saúde da roda da vida. O que você você pode fazer hoje para chegar a nota 6? Faça uma lista de micro metas, estabeleça um prazo e se coloque em movimento.

Conta pra mim aqui nos comentários ou lá no Instagram, qual meta você escolheu e qual micro passo você vai colocar em prática hoje, com o que você tem.

________________________


Pra te ajudar a estabelecer objetivos, vou ensinar  uma técnica bem interessante sobre Objetivo Smart, que eu aprendi recentemente e a gente pode aplicar em tudo na vida.

O objetivo smart te ajuda a manter o objetivo sempre em mente para não perder o foco. Ele funciona assim:

S - eSpecífica: Deve ser clara, com um objetivo específico
M - Mensurável: Deve ser possível de medir de alguma forma
A - Atingível: Deve ser realista
R - Relevante: Deve ser desafiador para fazer valer a pena
T - Temporal: Dever ter um prazo de tempo definido

Exemplo:

Objetivo comum: Quero emagrecer em 2019.

Objetivo Smart: Quero emagrecer 20kg em até dia 01/12/2019. Serão 2kg por mês, fazendo uma reeducação alimentar, ir 3x por semana na academia, caminhar todos os dias e correr no domingo. Eliminar 20kg vai aumentar minha expectativa de vida, minha autoestima e facilitar minhas atividades diárias.

Qual dos dois exemplos de objetivo acima te parecem mais fáceis de ser atingidos?
Utilize essa ferramenta no exercício proposto essa semana.


Um beijo e até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...