segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Viaje pra Dentro - Perguntas de Alta Performance

Um dia conversando com uma amiga a respeito de coaching, ela me disse: "O que da mais raiva é que você paga um acompanhamento de um coach para você mesmo responder as perguntas."

E é verdade, como já disse aqui, a resposta sempre esteve dentro da gente. O problema é que a gente não pergunta. A gente não se questiona. As coisas acontecem na nossa vida e a gente vai atropelando, escondendo, sufocando. Parece que a gente tem medo de se conhecer, de descobrir quem a gente realmente é.



E é esse o trabalho do autoconhecimento, é assim que a gente evolui, descobre o nosso propósito. Fazendo perguntas, se questionando: Mas, por que isso aconteceu? Como posso melhorar? O que posso fazer para evitar tal situação? Por que eu faço isso? O que eu estou sentindo?

Gente, eu fico surpresa de quão pouco a gente se conhece, o tanto que a gente passa por situações e não tira um tempo para absorver as lições que aquilo nos trouxe. Eu faço muito isso. E foi nesse processo de aprendizado que eu descobri o que os coachs chamam de: Perguntas de Alta-Performance.



São questionamentos utilizados para nos fazer analisar uma situação, o dia que tivemos, o dia que teremos, um sentimento, e assim por diante. Elas nos ajudam a nos preparar pra algo que está por vir, diminuindo ansiedades e risco de falha, ou analisar e aprender com algo que já passou e assim diminuir índice de depressão, arrependimento ou foco demasiado no passado.

E quais são essas perguntas? Bom, existem várias. E eu vou compartilhar com vocês algumas perguntas chaves que eu venho aplicando no meu dia.



Ao acordar: (vou falar mais sobre essa prática no post sobre Rotina Matinal)

- O que eu posso fazer hoje e vai fazer eu me sentir bem sucedido no fim do dia? Uma tarefa, um projeto, um telefonema, algo que vai te trazer o sentimento de dever cumprido.

- No que me senti desconfortável ontem? O que pode ser melhorado? O que fazer para impedir que continue?

- Que energia eu quero trazer pro mundo hoje? Qual a intenção que eu quero trazer pro mundo hoje?
Esse questionamento é um gatilho. Escolha uma palavra, pode ser: motivação, alegria, foco, etc. Algo que você use como gatilho no momento que você desanime e pense em desistir.

- O que pode dar errado no meu dia hoje? O que eu posso fazer pra evitar isso? Pode ser: comer uma besteira, levar um snack saudável na bolsa. Ou: Aquela pessoa me tirar do sério, vou fazer um exercício de respiração e me acalmar.

Antes de dormir: 

- O que aconteceu hoje que me fez feliz? Celebre os momentos bons.

- O que chateou? O que fazer pra melhorar? Descubra porque esse tipo de situação aconteceu, o que você pode aprender com ela?

- O que desejo pra amanhã? Vá dormir com um sentimento bom que você deseja pro dia seguinte.

Durante o dia:

- Posso assumir a responsabilidade por isso? (vou falar mais sobre isso no post sobre auto-responsabilidade) quando algo ocorre, não procure culpados. Tente entender o que você fez para que isso tenha acontecido. Quando a gente assume a responsabilidade, abre a oportunidade de aprender e de mudar.

- Quem sou eu? Eu faço isso porque eu gosto ou faço isso por causa de outra pessoa?

- Isso faz bem pro meu corpo? Faz bem pra mim? Faça escolhas conscientes.

- O que mais eu posso fazer? Como posso melhorar? Você deve estar 100% presente, dar o seu melhor e se sentir satisfeita no fim do dia.

Fazer questionamentos nesse sentido diariamente farão com que a gente consiga identificar coisas que nos fizeram bem e entender porque elas nos afetam dessa maneira, e identificar o que podemos fazer para repetir esse padrão.

Também podemos identificar o que nos fez mal, porque isso aconteceu, o que podemos aprender e identificar maneiras de não repetir novamente.

E como exercício da semana eu proponho você a se fazer esse tipo de questionamento todos os dias. Anote no seu diário. Inicie seu dia se questionando, o que você pode fazer, como pode melhorar. Durante o dia faça escolhas conscientes, questione se aquela ação fará bem pra você, se aquilo tem realmente a ver com você. E antes de dormir faça uma retrospectiva do dia, veja o que aconteceu e te deixou feliz, celebre. O que de deixou chateado, aprenda.

O que você vai ganhar com isso? Autoconhecimento e muito aprendizado. Vai ver que aquilo que você procurava já estava dentro de você. E vai começar a ter controle sobre suas ações até então impensadas. Vai viver mais no presente e fazer escolhas conscientes.

Um beijo e até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...