terça-feira, 28 de agosto de 2018

Viaje pra Dentro - Meditação e respiração

Lá vem ela com esse papo de meditação. Sim, a gente precisa falar sobre meditação e sobre exercícios de respiração, minha gente. Acredite, eles fazem toda a diferença.

Nas últimas semanas a gente falou muito de técnicas de coach para ajudar no autoconhecimento. Mas, de nada adianta ter todas essas técnicas se a nossa cabeça não está calma e preparada para colocar todos esses conhecimentos em prática.

E uma técnica que tem me ajudado muito e tem sendo cada vez mais difundida é a meditação. Já falei sobre meditação aqui e como ela tem me ajudado. E hoje resolvi trazer essa técnica de meditação pro nosso projeto Viaje pra Dentro.


A meditação ajuda a manter nossa cabeça tranquila, diminui níveis de ansiedade, nos mantém mais focados e, entre tantos outros benefícios, nos ajuda na tarefa de nos conhecer. A gente passa a nos escutar, a nos entender.

Você pode escolher a técnica que mais tem a ver com você. Tem meditação onde você simplesmente fica em silêncio, atenção plena (mindfulness), meditações guiadas, e por aí vai.

Vou deixar sugestões de post para complementar as informações sobre meditação:
- Desafio 30 dias de meditação
- Retrospectiva 30 dias de meditação

Um dos melhores momentos para a prática de meditação é pela manhã, assim que acorda, quando o nosso ego ainda está anestesiado. É nesse momento que você esvazia a mente, vive o presente e se permite sentir.

Não precisa muito, podem ser 10 minutos. E depois você estará pronto para organizar os pensamentos, visualizar as tarefas do dia com mais clareza, ficar mais tranquilo.

Então, como sugestão de exercícios da semana, eu proponho que você tire 10 minutos do seu dia para meditar. Pegue uma meditação no youtube, fique num lugar tranquilo e tenha a intenção de meditar por 10 minutos. E receba todos os benefícios.

Outra dica bem legal é praticar respiração consciente. Isso você pode fazer em qualquer momento do dia. As vezes situações do cotidiano nos deixam ansiosos, bravos, tristes e a primeira coisa que é afetada é nossa respiração. Ela fica curta e, as vezes, a gente simplesmente não respira. E a falta de oxigenação das células dificulta nosso raciocínio.

Então, pare um minuto, pode ir no banheiro da empresa, ou caminhando na rua, ou na mesa do trabalho mesmo e, simplesmente respire. Conte 10 respirações (inspira e expira 1, inspira e expira 2, ... até 10) e depois mais 10 na ordem decrescente (inspira e expira 10, inspira e expira 9... até 1) profunda e calmamente. Se perder a contagem na metade, volte pro início. A ideia é estar consciente, 100% no momento presente e pensando somente na respiração.

Esse exercício oxigena o cérebro, diminui a ansiedade, aumenta a clareza e nos ajuda nas tomadas de decisão com mais calma e consciência. Sem contar que esse exercício nos ensina a viver no presente.

Tá bem fácil essa semana né? Você já medita? Compartilha sua prática com a gente no Instagram @comida_e_mochila.


Um beijo.

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