sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Viagem para o Hawaii - Preparativos

Como se preparar para uma viagem para o Hawai'i?

Quando eu comecei a pesquisar sobre a viagem, encontrei pouco material em português, acho que Hawaii, por conta da distância, não é um destino comum entre os brasileiros. Então resolvi escrever tuuuudo o que aprendi nessa aventura. Espero poder te ajudar :)



Primeiro você precisa saber que o Hawai'i são várias ilhas, ou seja, você precisa escolher em qual ilha você deseja ir.

Quanto tempo ficar:

Quer ir em mais de uma ilha? Pensa assim, você precisa ficar pelo menos 5 dias em cada ilha para poder aproveitar.  Defina quantos dias vai ficar la. Tem tempo pra ir em mais de uma ilha? Ótimo.



Onde ir:

Cada ilha é bem diferente uma da outra. As principais são 4:

- Kauai: é a mais antiga, cenário de jurassic park e muitos outros filmes e séries. Tem montanhas jurássicas e paisagens incríveis. Tem também uns insetos e aranhas assustadoras demais pra mim hahahaha. Quero muito conhecer Kauai numa próxima oportunidade. Principalmente fazer um passeio de helicoptero em NaPali Coast.

- Oahu: normalmente é a ilha de chegada de todo mundo. Parece uma micro cidade grande, com shopping, grandes marcas e tudo mais. É onde acontecem os principais campeonatos de surf do mundo. Onde ficam as praias de Waikiki e Pipeline. E onde fica a maior concentração de turistas.

- Maui: é a última das ilhas antigas e a segunda maior delas. Ela parece uma cidadezinha do interior, cheia de fazendas e good vibes. Dela saem passeios para duas ilhas menores: Molokai e Lanai. Onde também ficam praias famosas como Jaws e o Road to Hana.

- Big Island: é a maior ilha e a mais nova, ilha onde fica um dos vulcões mais ativos do mundo: Kilauea. Esse é o vulcão que apareceu em todos os noticiaáios a pouco tempo, por conta de fortes erupções. Ele é um dos maiores pontos turísticos da ilha.

Eu tinha duas semanas para ficar no Hawaii, então decidi conhecer duas ilhas: Oahu e Maui.

Depois que você definiu as ilhas que pretende visitar, chega a hora de comprar a passagem aérea.

Passagem aérea:

Existem algumas companhias que fazem o trajeto até as ilhas Havaianas, mas, eu tinha um sonho bobo de voar de Hawaiian Airlines. Então, eu nem pesquisei muito, olhei direto no site deles.

Fui do Brasil para San Francisco, com escala de Detroit, pela Delta (saiba mais aqui). Fiquei dois dias em San Francisco e de lá peguei meu vôo para Oahu.

De Oahu, peguei um vôo de meia hora até Maui e depois, de Maui voltei para San Francisco, onde passei mais quatro dias.

Sim, o Hawaii é bem longe, é quase no Japão. Era 7 horas de diferença no fuso horário. O total de horas de vôo foram cerca de 21h (10h até detroit, 5h até San Francisco, 6h até Oahu).

Passagens compradas, o próximo passo é escolher onde se hospedar.

Onde se hospedar:

Bom, nas ilhas onde eu fiquei, eu escolhi lugares pra ficar que tinham boas estruturas perto, pra não precisar ficar andando pra la e pra ca a todo momento.

Em Oahu, pegamos um Airbnb a duas quadras da praia de Waikiki. Os hotéis nessa região são bem caros, então, casas de aluguel são a melhor opção. Essa região é ótima: tem lojas, mercado, restaurantes e, claro, praia a poucos passos. Tem gente que prefere ficar na região de North Shore ou de Kailua também.

Em Maui, a gente pegou um hotelzinho de frente pro mar no hoteis.com. A região que eu escolhi foi Lahaina. Nessa região tem uma estrutura ótima, muitos restaurantes, mercados e lojas, sem contar numa noite agitada. O maior inconveniente desse região é que acaba ficando mais movimentado nos dias de Cruzeiro. Mas, pra quem ficou em Waikiki, Maui é uma cidadezinha do interior hahaha.

Outra região legal para se hospedar é Wailea.

Gastos:

No Hawaii, a taxa de imposto é de 4,15%, mesmo sendo bem baixo, as coisas são um pouco caras. Depois de ter visto os preços em San Francisco, acabei não achando tão caro quanto eu esperava, mas, se comparar com Orlando, por exemplo, os preços são bem salgadinhos.

Uma dica para economizar, é pegar hotel com cozinha, aí você compra as coisas no mercado e faz algumas refeições em casa.

Compre comida, snorkel e tudo o que precisar no wallmart ou outro supermercado e economize ainda mais.

Vale a pena SIM pegar carro nas ilhas. Mesmo sendo uma ilha, tem passeios que são longe. Se você não quer ficar refém de taxi/transporte público/agencia de turismo, alugue um carro e faça seus passeios por conta.

O dólar não está ajudando muito (quando eu fui estava perto dos 4 reais), o que deixou nossa viagem bem cara. Mas, se você se programar bem, da pra fazer e aproveitar muito. Só que por esse motivo a gente acabou não fazendo nenhum passeio ou utilizando algum serviço pago a parte, como por exemplo: aluguel de prancha, aula de surf, passeio de Cataramam. 

Mas isso não fez com que a viagem ficasse menos incrível, até porque tem muita coisa gratuita legal pra se fazer nas ilhas, como por exemplo mergulhos em praias incríveis, shows de hula, fogos de artifício no Aloha Friday em Honolulu, e por aí vai.

Dicas: 

Ahhhh uma dica super importante para se fazer nos preparativos da viagem, caso você vá para Maui: reserve com antecedência para ver o sol nascer no vulcão Haleakalā. Queria que alguém tivesse me avisado disso antes hahahaha. Só entra sem reserva depois das 7h, antes disso, é preciso fazer uma reserva nesse link. É um passeio imperdível. Vá! Mas, lembre-se: pra chegar no topo da montanha, leva cerca de 2 horas (dependendo do ponto da ilha que você vai estar) então saia do hotel lá pelas 3h da manhã no máximo, senão você perde o nascer do sol hehehe. O por-do-sol lá é tão incrível quando e não precisa reservar.

O único passeio pago que eu reservei com antecedência foi o Polynesian Cultural Center. Que é uma Disney da cultura polinésia. Lá, além de conhecer um pouco da cultura desse povo, tem Luau e shows. Eu me arrependi de não ter pegado o tour guiado. Queria ter aprendido mais sobre a cultura, lendas e tudo mais.

Acho que é isso quanto aos preparativos da viagem. Acompanhe os outros posts da viagem onde eu vou falar mais sobre dicas pra quando você chega lá, e tudo o que eu fiz nessas ilhas mágicas.


Boa viagem e Aloha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...