Com certeza você já deve ter ouvido falar do site Reclame aqui. Antes de comprar algo ou utilizar o serviço de algum empresa que a gente não conhece, a gente sempre da uma passadinha nesse site pra ver se são confiável, não é mesmo? E se a gente tem alguma experiência ruim com uma empresa a gente vai logo lá contar pra todo mundo.
Mas, vocês sabia que existe um site chamado Elogie Aki?
Não te culpo se você respondeu que não conhece. Não é um site muito conhecido, infelizmente.
Mas, por que?
Quando a gente a recebe um excelente serviço, quando temos uma experiência incrível de compra, dificilmente a gente expõem isso de alguma forma.
Mas, por que damos tanto valor ao que acontece de ruim, a reclamar e a xingar?
Bom, existe uma explicação científica para isso. Nosso cérebro está condicionado a ficar nos lembrando diariamente de experiências ruins, perigosas, que nos fizeram mal. Para evitar que a gente passe por aquilo de novo. É um mecanismo de defesa.
Por exemplo: se a gente come uma coisa que faz mal, pra que a gente não corra risco de vida, nosso corpo nos lembra da sensação pra evitar que soframos de novo.
Mas, num nível não tanto de instinto de sobrevivência, a gente revive sentimentos ruins, tristes, decepcionantes diariamente pra tentar evitar essa experiência. E aí está o problema.
Quando esses pensamentos são saudáveis, ok. Eles fazem com quem a gente aprenda com eles. O problema é quando a gente se entrega a esses pensamentos. Nosso cérebro não sabe distinguir o que é real ou não. Ele sente o que a gente estimula ele a sentir. Se a gente não controla os pensamentos, vivemos num circulo vicioso de sofrimento e reclamação.
E isso a gente exterioriza. Reclamando de tudo, sofrendo por conta do passado e ficando ansioso pelo futuro. Deixando de viver o presente e atraindo situações e pessoas na mesma frequência vibracional.
E como melhorar então?
Que tal usar essas experiências negativas como impulso pra fazer algo melhor. Se aprendermos de verdade com uma experiência negativa e utilizarmos isso como um gatilho para novas oportunidades, se começarmos a agradecer pelos desafios, a elogiar o que tem de bom, vamos reprogramando a nossa mente.
Comece elogiando alguém hoje. Por um trabalho bem feito, por uma atitude. Elogie a pessoa que fez sua refeição. Se auto-elogie por tantas coisas que você é capaz: você levantou da cama, você está vivo, pensando e respirando, seu corpo é incrível.
A gente pode mudar nossa realidade, basta mudar nosso foco, nosso ponto de vista. É um treino diário. No momento que você notar que está sofrendo desnecessariamente ou reclamando demais, pare e pense: o que eu posso aprender com essa situação? O que eu estou fazendo para que essa situação aconteça em minha vida?
Aprenda a ser grato, ensine seu cérebro a ser mais positivo.
Um beijo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário