quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Caminho de Santiago - Preparação

Vou dizer que, se teve uma coisa que eu não fiz pra essa viagem foi uma preparação hahaha. E quanto mais ela se aproxima, mais eu fico desesperada. Um medo do desconhecido, não um medo ruim.

Tá, eu fiz algumas coisas básicas como: definir por onde ir, qual caminho fazer, e por aí vai. E isso que eu vou compartilhar com vocês hoje.



- Qual caminho fazer? Essa foi fácil, pra mim nunca houve outra alternativa além de fazer o caminho mais tradicional, o caminho francês. Ele começa em Saint Jean Pied de Port, uma cidadezinha francesa divisa com a Espanha e vai até Santiago de Compostela, cerca de 800km de caminhada. Mas, você pode fazer o caminho da maneira que você quiser, saindo de onde você quiser. Quem faz o caminho a pé, precisa percorrer pelo menos 100km para ganhar o certificado (compostela) no final (e 200km caso você faça de bicicleta). Então defina quantos dias você tem disponível, seu ritmo e então, defina seu caminho.


- Por onde ir? Defini que eu iria pela França e voltaria por Portugal, assim, poderia conhecer um pouco da Europa e faria um trajeto fácil pra ir e voltar ao Brasil. Então, comprei uma passagem BrasilxParis - LisboaxBrasil. De Paris, pra chegar a SJPP, eu comprei uma passagem de trem até Bayonne e de lá até SJPP. Ainda não comprei a ida até Lisboa, mas, devo fazer de avião com uma companhia lowcost.

- Onde ficar? Peguei um Albergue em Paris, próximo a Sacre Coeur (mais barato) e reservei o albergue em SJPP que é o local mais disputado. Fora isso, vou pegar os albergues quando chegar nas cidades durante o caminho. Devo reservar o albergue em Lisboa em breve.

- Credencial? A credencial é o documento que identifica o peregrino, que possibilita com que ele fique hospedado em albergue para peregrinos e, depois de receber os carimbos nas cidades, é o que permite receber a compostela no final. Eu me inscrevi no AACS e pedi minha credencial em casa. Achei que seria um documento importante para mostrar na imigração.

- Seguro viagem? Esse eu ganhei quando comprei a passagem com o cartão de crédito. Lembrem-se a carta de Schengen é item obrigatório para entrar na Europa.

- Euro? Resolvi que quero uma viagem minimalista ao máximo. Vou levar e economizar em tudo o que puder. Então, comprei 1000 euros para passar 40 dias fora de casa. Claro, vou levar um cartão de crédito internacional para qualquer tipo de situações inesperadas.


- O que levar? Sobre o que levar. Lembre-se que um peregrino caminha em média 25km por dia, então, quanto menos coisas levar, melhor. Vou levar uma mochila pequena de 30l com o mínimo possível: 1 bota de caminhada que vai no pé, 1 capa de chuva, 1 toalha, 1 chinelo, 2 calças de caminhada, 3 camisetas dryfit, 2 meias de caminhada, 3 calcinhas, 2 tops (40 dias sem sutiããããã) 1 jaqueta, 1 segunda pele, luva e toca (porém esses itens de frio talvez sejam inúteis já que está bem quente por lá), 1 roupa pra dormir, 1 saco de dormir, 1 kit de higiene, 1 kit de remédios, doleira com documentos, sabão, fio de varal e alguns grampos talvez, e só. Tudo na paleta de cores preto, cinza e azul conforme foto acima hahaha. Quem acha que é muita coisa? Quem acha que é pouca coisa?

- Guia? Há um tempo atras eu comprei um livro guia do caminho de Santiago, na verdade foi sorte de eu estar passando pela livraria no dia que estava tendo o evento de lançamento e autografo. Aí acabei comprando. Ele é bem interessante, principalmente, porque dá dicas para cada dia, o que tem em cada cidade, e assim por diante. Mas, a verdade é que eu nem li ele inteiro e não sei se vou levar, pra não precisar ficar carregando peso. O que da pra fazer é levar a versão em pdf no celular ou kindle, ou ainda, ficar olhando em sites, no celular.

- Roteiro? Zero! Vou ficar 1 dia e meio em Paris, alguns dias em Lisboa e em várias cidades da Espanha e não tenho nenhum roteiro. Só sei que quero comer queijo e croissant hahahaha.

E essa foi minha preparação, agora é só esperar chegar o grande dia!

Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...