quarta-feira, 18 de julho de 2018

A Sabedoria Ho'oponopono

Ho'oponopono é um lindo conhecimento ancestral havaiano utilizado para limpeza, cura e elevação espiritual.

Na língua havaiana Ho'oponopono significa “corrigir um erro” ou acertar o passo. Ele trabalha diretamente com nossa mente inconsciente, limpando tudo aquilo que armazenamos como verdade e nos sabota, nos deixa doentes, nos atrapalha e nos impede de alcançarmos nossos sonhos, de sermos quem queremos ser, e principalmente nos afasta de nossa essência, da fonte criadora, ou Deus. É uma ferramenta que nos reconecta a nossa essência.


Quando fazemos o mantra Ho’oponopono, repetindo as frases “Sinto Muito, Me Perdoe, Eu te amo, Sou grato”, a divindade absorve os pensamentos dolorosos e os neutraliza, purificando e transmutando em pura luz. Podemos usar esse mantra em qualquer situação que necessite de limpeza, cura. Seja algo que acontece com a gente ou com outra pessoa.

São comandos de alta frequência vibratória (princípios da física quântica) capazes de transmutar, cancelar, apagar energias, sentimentos, memórias, crenças, mágoas e julgamentos armazenados em nosso inconsciente, este que controla nossa vida cerca de 90% do tempo. Como seria a nossa vida se pudéssemos nos livrar de sentimentos ruins que vem cercando nosso inconsciente a muitos anos?



“Se podemos aceitar que somos a soma total de todos os pensamentos passados, emoções, palavras e ações, e que nossas vidas e escolhas atuais são coloridas ou sombreadas por esse banco de memórias do passado, então começamos a ver como um processo de corrigir ou definir corretamente pode mudar nossas vidas, nossas famílias e nossa sociedade.” - Morrnah Nalamaku Simeona

Significado do Mantra

Sinto muito: por ter manifestado esse problema em minha vida, já que sou 100% responsável por ela. Você está reconhecendo que algo adentrou em sua memória, e lá se fixou, essa atitude mostra que você se responsabiliza por isso. É uma abertura, uma poderosa palavra que mostra que você está preparado para o salto. Você sente, você quer romper o padrão, não quer repetir, quer ir além, quer eliminar a erva daninha, quer abrir-se, desbloquear, você está preparado para isso.

Me perdoe: estou pedindo perdão em mim mesmo e assim me libertando dos problemas. Você está pedindo a Deus que o perdoe e que o ajude a perdoar e ser perdoado. Você se abriu e agora quer dissipar isso de você e do universo. O perdão é uma das formas mais grandiosas de crescimento, de purificação, de limpeza. É o elixir que rompe barreiras, quebra correntes, elimina ressentimentos e mágoas, o perdão é uma arte, uma benção, e você irá colocar isso em ação. Aqui você não vê culpas, culpados, absolutamente nada.

Eu te amo: pois sei que sou parte do divino, e que assim sendo sou “perfeito” em minha origem. É a transmutação, não existe nada mais poderoso do que permitir que o amor volte a fluir em nosso corpo, é como a água no final da tarde que irriga as plantas numa fase terminal. É nesse instante que você sente revigorar, sente a fluidez, a corrente, a energia, e a cada sistema que ela penetra, ela dissolve, limpa e flui, como a água em um momento de muita sede.

Sou grato: por este problema ter se manifestado em minha vida, assim eu tenho mais uma chance de limpá-lo. A gratidão é a maior expressão, nela obtemos um fechamento do ciclo, em geral agradecer é algo tremendamente incrível. É a revelação dos verdadeiros valores.



Quando assumimos 100% da responsabilidade de tudo o que nos acontece, sobre tudo o que nos incomoda nas pessoas, nos lugares e situações, poderemos nos curar e passar a ver o mundo de outra maneira. Tudo o que me incomoda no outro esta também dentro de mim, então eu me curo e acabo curando o outro também, curando o universo.

Detalhes Importantes sobre o Ho’oponopono

- Não adianta limpar a casa se você continuar sujando. É preciso mudar o pensamento, transmutar palavras, padrões e comportamentos.

- Ho’oponopono é infinito, sempre irá funcionar para o bem maior, para o bem da coletividade. Para o amor, que é de onde viemos e para onde vamos. Tudo que conhecemos foi criado a partir do amor.

- Tenha disciplina e dedicação. Os efeitos aparecerão diante de seus olhos.

- Você não precisa saber exatamente qual é a memória que precisa limpar, somente tenha a intenção de cura e limpeza praticando as palavras chave e a resposta e cura virão. Você pode inclusive, limpar por limpar, deixe a divindade te surpreender, agradavelmente, pelo que ela escolheu como resultado pra você.

- Pergunte-se sempre quando algo não lhe agradar: “o que está acontecendo em mim para que eu esteja vivenciando isso?”

Oração completa e original do Ho’oponopono

Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.
Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.
Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional armazenada nele, digo um e outra vez, durante o meu dia, as palavras chave do HO’OPONOPONO:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes.
Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que pede perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez:
Sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “Minhas memórias, eu te amo”.
Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
Sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo.
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento:
Sinto muito, eu te amo.
Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou: Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão.


De acordo com a física quântica (em breve uma série sobre física quântica aqui no blog) e alguns estudos da neurociência, podemos criar um novo presente escolhendo o tipo de futuro que desejamos. Isso significa mentalizar tudo o que desejamos para nós mesmos nesse futuro: como somos, o que temos, onde estamos e quem está perto de nós. Podemos – e devemos – mentalizar nossas conquistas e nosso estado de espírito.

A partir daí, devemos criar memórias desse futuro. Parece complicado, mas é simples. Lembram-se que hoje somos o resultado do nosso passado e das memórias que carregamos conosco ao longo dos anos?

Enquanto o Ho’oponopono irá nos auxiliar a limpar essas memórias para que possamos estar mais conectados com nós mesmos e, portanto, com a nossa Divindade, projetamos o nosso futuro e criamos memórias para nosso “eu futuro”.

Quanto mais memórias purificamos através da meditação do Ho’oponpono, mais barreiras entre quem somos e quem desejamos ser destruímos e mais força a pessoa que desejamos ser ganha.

Há um ditado que diz: “Eu não vejo o mundo como ele é, eu vejo o mundo como eu sou”. E é por isso que você se transforma através das limpezas de sua própria memória e também transforma o mundo e as pessoas à sua volta.

Texto retirado do site Elainne Ourives.


Você pode encontrar mais sobre o Ho'oponopono no livro Limite Zero de Joe Vitale.

Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...