sexta-feira, 16 de junho de 2017

Trilha no Pico do Jaragua em São Paulo

Em um quente final de semana de São Paulo, fomos convidados por um casal de amigos a fazer a trilha do pico do Jaragua. Como eu amo conhecer lugares diferentes, topamos!

O Pico do Jaragua faz parte do que sobrou da mata atlântica na região metropolitana, fica na zona oeste da capital. É o ponto mais alto da cidade, com 1.135 metros que podem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro. E no topo, a recompensa de uma vista linda da cidade.

Logo na entrada do parque, próxima ao lago, uma placa indica o caminho para as trilhas. São quatro: a do Silêncio (com 828 metros de ida e volta), que é linear e indicada inclusive para idosos, a do Lago (1 quilômetro), a da Bica (1,5 quilômetro), que leva a uma bica d’água, e a do Pai Zé (3,6 quilômetros), a mais longa e íngreme entre elas. Essa última foi a que nós fizemos.




A trilha do Pai Zé recebeu este nome por ser uma antiga rota utilizada por diversas pessoas que passavam por consultas espirituais com um líder religioso denominado Pai José. No meio da trilha há um oratório em ruínas onde o religioso realizava seus trabalhos.



O percurso é feito sob mata atlântica fechada, ao abrigo do sol. O teste de resistência se dá no último trecho, já que o caminho fica mais íngreme e, na reta final, há uma escadaria a céu aberto para subir. No meio do percurso é possível ver ver vários pássaros e saguis.

Durante o percurso eu encontrei gente de todas as idades, mas, a trilha não é fácil não. Vá preparado, leve água e um lanchinho se achar que precisa. Vá com roupas confortáveis e tênis. Caminhe no seu ritmo e aproveite para apreciar a natureza e respirar ar puro.


Quem não quiser encarar a caminhada pode chegar ao pico por meio da estrada Turística, que é asfaltada. Mas, em dias de muito movimentados, gera trânsito e estacionamentos lotados.

Parque Estadual do Jaraguá
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539
Seg. a dom.: 7h às 17h. Entrada Gratuita.

Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...