Hoje vou mostrar pra vocês como uma invenção do homem pode viver em harmonia incrível com a natureza. Em 2005 o arquiteto croata Nikola Basic criou o Órgão do mar (Zadar Organ Sea em inglês e morske orgulje em croata).
São escadarias cravadas nos rochedos com um interessante sistema de tubos que, através dos movimentos do mar, forçam o ar para dentro deles e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios.
A construção de mais de 70 metros fica às margens do mar Adriático, na cidade de Zadar e foi o ganhador do prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space). As aberturas externa no concreto servem para o Órgão 'respirar' e levar os sons criados nas tubulações.
E não pára por aí, quando anoitece, uma outra mágica acontece. Outra criação de Nikola Basic, a Saudação ao Sol consiste em um círculo com 22 metros que possui 300 placas de vidro que armazenam energia solar durante o dia e junto com a energia das ondas do Órgão do Mar fazem um espetáculo de luzes. Por conta do clima da Croácia, a Saudação ao Sol é capaz de captar energia suficiente para iluminar todo sistema beira-mar.
O local é muito procurado por turistas e pela população local que vão até la para ouvir o bela música e assistir ao por-do-sol.
Além de um ponto turístico, o local guarda uma história não tão bonita assim. A cidade foi duramente castigada durante a 2ª Guerra Mundial e a criação do órgão foi uma das maneiras encontradas para reconstruir a orla e trazer uma nova vida ao local.
Um beijo
Nenhum comentário:
Postar um comentário