quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Hongi, o cumprimento Maori

Se tem um lugar nesse mundo que eu não conheço, porém, que meu coração já pertence, esse lugar é a Nova Zelândia. E além das belezas naturais de babar, tem toda a história incrível do povo maori que me encanta.

Em homenagem aos All Blacks, campeões do mundial de rugby 2015, hoje vou falar um pouquinho sobre uma coisa muito legal sobre a cultura maori. Não, não vou falar sobre o haka!


Hoje vou falar de outro costume bem legal desse povo. O Hongi. Os maoris tem o costume de se cumprimentar de uma forma peculiar. Encostam a testa e o nariz um do outro. Aí eu pensei: Mas, por que? Então fui pesquisar... O que significa esse cumprimento?

Compartilhar do mesmo ar em sinal de amizade e respeito. Esse é o significado do "hongi" (pronuncia-se rongui), saudação formal da etnia maori.





Testas grudadas e narizes encostados. Os olhos de um, quando não estão voltados para baixo, em atitude reflexiva, miram fixamente os do outro. Uma pausa. Os dois, compenetrados, respiram ao mesmo tempo. Duas vezes. Esse é o tradicional cumprimento maori.

O significado? "Vamos respirar a essência da vida juntos".

Não é lindo? Amei <3

Respirar a essência da vida juntos, compartilhar algo tão precioso com outra pessoa. Sinal de respeito com aquela outra vida. Achei um significado lindo e profundo. Que vai muito além de testar grudadas e narizes encostados.


Um beijo.

Um comentário:

  1. Marido de Aluguel em Sorocaba
    https://www.facebook.com/faztudosorocaba
    http://faztudosorocaba.comunidades.net/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...