quarta-feira, 22 de julho de 2015

10 Dicas para estudar inglês sem gastar nada

De repente parece que todo mundo aprendeu a falar inglês, menos eu. Por algumas mudanças na minhas rotinas e grana curta, resolvi parar minhas aulas de inglês. E, para não perder o jeito, resolvi aprender inglês sozinha.

Para aprender qualquer coisa, principalmente sozinho, é preciso de muita disciplina. Você precisa determinar horários e cumpri-los sempre. Para se ter uma evolução considerável na língua, você precisa reservar um tempinho do seu dia e estudar todos os dias.



Mas, antes de mais nada, para conseguir manter a disciplina e ainda se divertir, o mais importante é escolher um método que te prenda, que te faça querer mais.

Separei uma lista de 10 maneiras para se estudar inglês sem gastar com isso. Nessa lista se tem MUITO material e é possível adequar para qualquer nível.

1. Podcast

Acho que essa é uma das maneiras mais legais de aprender inglês. Em um podcast você ouve um nativo falando sobre assuntos interessantes e na maioria deles, tem o audio em texto para acompanhar e verificar as palavras novas.

Além disso, eu gosto da praticidade, de colocar ele no meu celular, ouvir, estudar e me divertir. Tem um Podcast que eu descobri faz um tempo e eu achei bem legal. Ele se adequa bem pra quem está entrando no nível intermediário da língua, chama-se ESL POD. Tem audio e texto.

2. Seriados e filmes

Tem jeito melhor para estudar inglês do que assistindo sua série ou filme favorito? Você tem duas opções, assistir em inglês sem legenda ou com legenda em inglês. Dessa maneira você aprender a ouvir e a entender, aumenta seu vocabulário e se diverte enquanto estuda.

Ai, mas eu não sei onde achar filme com legenda em inglês :/

Tem várias opções até no Netflix, então não tem desculpa.

3. Música

Música é uma maneira interessante de testar seu nível de entendimento da língua. Normalmente, quando se começa a estudar inglês, a gente ouve uma música e não entende nada. Mas, aos poucos, as letras vão se mostrando pra nós, pouco a pouco, vamos compreendendo o que está sendo dito. Comece com cantores que cantam declaradamente, um rock pesado não vai ajudar hehehehe. Músicas românticas ou country são ótimas pedidas.

4. Aplicativos 

Smartphone e Tablet não foram feitos apenas para whatsapp e facebook, sabia? hehehe. Existem aplicativos incríveis e gratuitos para ajudar a aprender inglês. A BBC, por exemplo, tem um aplicativo específico para estudantes de inglês, com audio, textos e até alguns execícios.

Tem também um aplicativo cheio de audiobooks, inclusive, audiobooks é o nome do aplicativo. Nele você pode ouvir livros em inglês.

Outra opção interessante é o duolingo. Te ensina a língua de forma interativa e simples. E pra finalizar, vale a pena baixar o aplicativo Podcast, assim fica mais fácil de gerenciar e ouvir os podcasts da dica número 1. Você pode também baixar um tradutor e, uma ideia legal, baixar o aplicativo myTunerRadio, um aplicativo que possibilita ouvir rádios do mundo todo.

5. Livros

Sabe aquele tempo que você está fazendo nada no metrô/ônibus, ou até mesmo esperando ser chamado na sala de espera do dentista? Que tal ler um livro em inglês? Ler já é muito legal, e ainda tem a opção de você ler e ainda ouvir o audio do livro desejado. Assim você treina o listening e o writting de uma vez só hehehe.

Se você é nerd, no site da Marvel tem vários HQs em inglês for free.

6. Revista 

Existem várias revistas pagas em inglês para o estudo da língua, mas, como a ideia aqui é não gastar com isso, peguei duas opções de revistas em inglês gratuitas para ajudar você a estudar. Entre no link abaixo e estude inglês com registas gratuitas.



Disal
Hot English
Issuu
Lem

7. Imersão na língua

Coloque seu celular e computador em inglês, assista canais de outros países (BBC, CNN, etc), tente viver ao máximo na língua que você está aprendendo. Treine seu ouvido, o inglês precisa ser familiar. No começo será um pouco desafiador, mas, aos poucos, se tornará fácil e você vai, pouco a pouco, se tornar fluente na língua.

8. Chat com pessoas do mundo inteiro

Não importa o quanto você estude, nada é igual a conversar. Mas, nem sempre temos alguém próximo que falar inglês. Então, a melhor alternativa são chats onde pessoas do mundo inteiro entram para aprender a língua. Eu não gostava muito porque era muito difícil achar um site sério onde as pessoas quisessem conversar em inglês e não arranjar namorados ou assistir vídeos pornográficos. Achei um site bem legal para conversar inglês, com pessoas que realmente querem melhorar a conversa.

Speaking24

9. Sites e Blogs

Não falta informações na internet, dando dicas de inglês de graça, ne? Uma dica de blog é o meu hahahaha... O comida e mochila te da essas 10 dicas, ué? Garanto que da pra dar um super gas no inglês com elas.

Tem um outro site, English Experts, que eu gosto muito, e eu acho que contem tudo que se precisa pra complementar os estudos em inglês.

For esse, tem um site que eu acho bem legal e tem bastante material gratuito (alem da opção paga), que é o Verbling.

Wattpad
Really-learn-english

10. Youtube

E a minha última dica, é a ultima, mas é muito importante. Useeee e abuse do Youtube nos seus estudos. Tem uns canais bem legais que, além de ser em inglês, ainda falam de assuntos interessantes e tem legenda em inglês, o que ajuda de montão.

PS: Se o vídeo não começar automaticamente com a legenda, clique no botaozinho de legenda ao lado do relógio e da engrenagem.



TED Talks
John Green

Espero que essas dicas te ajudem a, pelo menos, iniciar os estudos. Depois, se você achar que prefere ter umas aulinhas com professor, fazer intercâmbio. Ótimo. O que não pode é ficar parado, sem estudar. Bons estudos e me conte qual é a sua dica pra estudar inglês sozinho e de graça.

Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...