terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Como ser mais produtivo?

O início do ano é cheio de expectativas, sonhos e vontades, não é mesmo? Mas, na maioria das vezes, todos aqueles planos vão sendo deixados de lado já no decorrer das primeiras semanas do ano novo. Eu sei bem como é isso. "Sou dessas!" ehehehe.

E para me ajudar e te ajudar a ter um ano mais proveitoso, encontrei essa lista que ensina como ser mais produtivo.



Como ser mais produtivo?

Passo 1: Programe o seu dia no dia anterior

Antes de dormir, separe a roupa que vai usar, o lanchinho, pense no caminho que vai utilizar até o trabalho. Perca menos tempo e energia se preocupando com coisas rotineiras e foque nos seus objetivos. Alias, outra dica importante é ter em mente o que você pretende fazer no seu dia e focar nessas atividades para que sejam cumpridas. Você vai notar que, quanto menos se dispersar, mais você irá produzir. Portanto: FOCO!

Passo 2: Esteja rodeado de pessoas produtivas

Isso gera uma espécie de competição saudável. E faz com que você sempre seja desafiado e queria sempre fazer o seu melhor. Vai diminuir o tempo que perde com coisas desnecessárias e vai passar a ser mais comprometido. E além disso, pessoas produtivas são contagiantes.

Passo 3: Defina uma palavra para o ano e concentre-se nela

Crie um tema, um alvo, um objetivo. E não perca ele do seu foco. Ter em mente o que se quer facilita a vida, deixando tudo mais simples.

Passo 4: Aproveite ao máximo seu momento criativo do dia

Você se conhece mais do que ninguém e sabe qual é a parte do dia que você está mais focado, acordado, descansado e motivado. Use isso a seu favor e comece a aproveitar esse momento para fazer toda a lista de atividade que mais demandam dessas necessidades. Nesse momento sua criatividade está a mil, então aproveite para se planejar e bolar ideias que não apareceriam em outros momentos do dia.

Passo 5: Conheça seus limites

As vezes queremos fazer tudo no mesmo dia, na mesma hora, achando que isso nos tornará mais produtivo. Mas, na verdade, isso pode nos atrapalhar mais do que ajuda. Precisamos saber o que se pode e o que não se pode fazer naquele dia. As vezes é melhor fazer uma coisa com toda a perfeição do que três mal-feitas. Ah, mas não vale deixar tuuuudo para depois!

Não se julgue por isso, anote, e faça no outro dia sem falta. Se você não da conta, não tem problema. Respire fundo, se for preciso de uma volta, peça ajuda, pense na melhor maneira de ser feito, e com certeza você chegará a uma conclusão.

Passo 6: Priorize o que realmente importa

Não perca tempo com o que não te faz bem. Nos tornamos mais produtivos quando fazemos o que gostamos e quando temos objetivos bem definidos. Mas, nem sempre o que tem que ser feito é do nosso agrado, eu sei. Então a dica é: use a maior parte do seu tempo fazendo o que realmente importa, que vai fazer você ser quem você realmente é e alcançar o que você realmente quer.

Passo 7: Tenha um fluxo de tarefas

As vezes, nós queremos pegar uma atividade e ir com ela até o final. Mas, podemos otimizar o nosso tempo da seguinte maneira: Vamos supor que você precise pesquisar sobre vários assuntos variados, montar um artigo, editar e publicar, fazer todos esses passos para cada assunto. Que tal se você fizer primeiro toda a pesquisa e depois toda a edição? Quando entramos num fluxo de tarefas, acabamos otimizando o tempo e sendo mais práticos e rápidos.

Passo 8: Tente bloquear suas distrações

Sempre que eu penso em fazer alguma coisa, primeiro eu perco, pelo menos, meia hora na internet. Então a sugestão que fica é a seguinte: Desconecte-se. Permita-se trabalhar offline. Precisou fazer uma pesquisa online? Faça uma lista de tudo o que precisa e faça de uma só vez. Depois volte a ficar offline. Verá que seu tempo irá triplicar.

Passo 9: Listas

Uma vez um ex-coordenador me disse que se eu quisesse notar que estava sendo produtiva, deveria fazer uma lista de todas as minhas atividades e ir riscando assim que fosse finalizando cada uma delas. Dessa maneira eu poderia ver tudo o que fiz durante o dia. E desde então eu virei a maluca das listas.

As listas mudaram a minha vida. Tudo o que eu não posso esquecer, que eu preciso fazer, tudo está numa lista. Mas o segredo é: faça uma lista que você consiga cumprir. Não adianta colocar atividades que você pretende fazer no ano inteiro. Faça listas diárias.

Você pode fazer várias listas, as diárias, as mensais, as anuais, a fim de não esquecer de nada. Mas tenha sempre a diária por perto. As demais você utiliza para atualizar a nova lista diária.

Tem também a dica de fazer uma lista de coisas simples, aquelas atividades que podem ser realizadas em no máximo 15 minutos. Que você pode realizar nos momentos ociosos, como naquela fila do banco ou quando está se sentindo empacada em alguma coisa. Fazer uma atividade até o fim rapidamente te da um gas para completar aquela mais complexa.

Tem mais um dica envolvendo dicas que são as listas de Itens Importantes. Eles são três: o essencial: algo que, se realizado, iria aumentar significativamente a sua capacidade de se concentrar. O evitável: algo que você esteja adiando, mas que sua mente não deixa de se preocupar. E o incompleto: nossos cérebros estão aptos para não se esquecer de algo até que ele seja concluído. Depois de terminar a tarefa, os seus recursos mentais podem ser totalmente focados na seguinte.
Passo 10: Autoavaliação

Você precisa tomar cuidado com esse passo. Ele pode se tornar um autojulgamento ou autopunição. Sempre que você se autoavaliar lembre-se de colocar em prática o resultado. Senão vai apenas gerar desmotivação.

De tempos em tempos, pare e se avalie. Como você está se comportando? Está dando o melhor de si? Está sendo produtivo? O que poderia melhorar? Seja sincero consigo mesmo. Depois dessa conversa franca, levante todos os pontos que precisam ser melhorados e se orgulhe daqueles que você se superou.

Fonte: Fast Company


Que tal colocar esses passos em prática e ter um ano mais produtivo? Vamos tornar nosso ano, um ano incrível, o ano das realizações. Aplique essas dicas no seu dia a dia, nas suas viagens e em tudo em sua vida. Garanto que isso te tornará uma pessoa mais realizada e feliz.

Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...