domingo, 7 de dezembro de 2014

5 dicas para se adaptar as mudanças

Parei pra pensar nas coisas me ajudaram a passar pela minha mudança, então, resolvi fazer um post enumerando elas, são 5 dicas para se adaptar as mudanças, para ajudar a todos que, de uma forma ou de outra, estão passando por mudanças e estão sofrendo com isso.

Sei que no começo é difícil, mas, é tudo uma questão de como vemos e como lidamos com isso.



5 dicas para se adaptar as mudanças

1 - Tente ver sempre o lado positivo: a gente tem um costume de ver sempre um problema na mudança. Ai, é tão difícil deixar aquele lugar quentinho pra isso pra um ligar frio e estranho.

Mas, uma vez eu ouvi a seguinte frase: toda oportunidade vem disfarçada de problema. E se essa mudança for uma dessas oportunidades capaz de mudar, pra melhor, a sua vida?

Pense nisso, tente ver essa mudança de outro ângulo. De dois passos pra trás e tente enxergar melhor tudo o que está acontecendo. Sabe quando você está tentando descobrir um truque de mágica, aí você dá dois passos pra trás e vê que enquanto o mágico chama a atenção para uma das mãos, a outra esconde o objeto. Enquanto você estava perto, não conseguia ver o truque acontecendo.

Tudo tem sempre dois lados. Vai de cada um tentar ver o melhor dos dois. O apartamento é pequeno? Mas tem piscina e quadra de futebol. A vizinhança é estranha, mas tem um shopping a 15 minutos de caminhada. O trabalho é difícil, mas o salário é muito melhor (bom, essa questão financeira é controversa, mas vale como comparação em alguns casos).

2 - Passeie: Se você ficar trancado dentro de casa só vai dificultar a situação. Você mudou de cidade? Olha que legal! Tem vários lugares para você descobrir e conhecer. Um parque, um shopping, um museu, uma praça, um zoológico.

Não importa o tamanho da cidade, tem sempre alguma coisa acontecendo, um evento, enfim. Pesquise na internet o que rola de interessante no final de semana, saia, vá descobrir o lado bom da mudança.

3 - Faça amigos: Tudo bem que temos que gostar da nossa companhia, ficar sozinho é bom, mas, fazer amigos vai te ajudar a se adaptar muito facilmente ao ritmo da cidade. E além disso, eles vão te ajudar a descobrir o que tem de melhor para se fazer no lugar.

Seja um amigo nascido no lugar, ou seja alguém de fora como você. Os dois vão ter muito a agregar nesse momento difícil. E ainda pode nascer uma amizade pra vida toda. Aproveite essa oportunidade. Quando estamos vulneráveis e nos permitimos esse tipo de aproximação, abrimos caminhos para coisas maravilhosas.

Mas claro, nem todo mundo tem boas intenções. Não seja aberto logo de cara, antes de conhecer razoavelmente a pessoa com que você está se metendo.

4 - Pare de viver no passado: Eu fazia muito isso, vivia muito no passado. Ficava comparando o que tinha de bom na minha cidade e ruim na nova. Mas quando eu comecei a ver o contrario. O que tinha de bom na nova cidade e que não era tão legal na minha, as coisas melhoraram muito. É como eu sempre digo, tudo é uma questão de ângulo.

Você mora aqui agora, pare de sofrer sem necessidades. É difícil? É sim. Mas, vai valer a pena. E depois, quando essa fase passar, você vai rir e notar o quanto foi boba(o).

Tenha coisas que te faça bem. As vezes a gente mora num lugar que não nos faz sentir em casa, ou confortável. Adquira o mínimo de conforto para poder se sentir vivendo em lugar. Coma o que você gosta, traga para o novo lar, um pouco do antigo lar.

5 - Convide seus parentes e amigos para te visitar: Estar próximo a pessoas queridas e conhecidas vai sempre te deixar mais confortável. Então, sempre que possível, receba amigos e parentes em seu novo lar. Leve eles para passear nos lugares novos que você conheceu. Mostre a eles o que a cidade tem de bom. Isso vai te ajudar a ver o lado bom também.

As vezes uma pessoa pode notar algo que passou despercebido por você e, depois disso, você sempre vai lembrar e notar.

Engraçado é que, enquanto eu escrevia o post, notei que essas dicas servem, não somente para mudança de cidade, mas algumas delas servem para mudanças no geral. O simples fato de olhar uma mudança de outro ângulo, pelo lado bom, faz com que vejamos todas as possibilidades que vem junto com ela.

Espero que essas dicas façam com que a sua mudança, seja ela qual for, menos impactante e sofrível. Veja a mudança como algo bom, como uma possibilidade de coisas novas e melhores.


Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...