quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A visão de uma catarinense sobre São Paulo

Eu sou uma dessas pessoas observadoras, sabe? Que fala menos e observa mais. E aqui em São Paulo, minha gente, tem muita informação, muita coisa para ser observada hahaha.

Alguns dias da semana eu preciso pegar vários metrôs e trens, super acompanhada (lê-se: com muita gente) e ficar vendo o comportamento das pessoas faz o tempo passar.



Além das pessoas e das conversas, eu observo muito os lugares e as coisas ao meu redor. E em quase 3 anos de São Paulo eu resolvi fazer uma lista dos padrões que vejo por aqui:

- Pessoas de vários estilos

- Pessoas falando e cantando sozinhas

- Não tem feijão preto, só o carioquinha (ou feijoada na quarta-feira)

- Conversam uma com as outras, mesmo sem se conhecer

- Em São Paulo tem muita coisa legal, mas tem muita gente. Tem pessoas boas, muito boas, mas também tem pessoas muito ruins.

- Eu vim de uma cidade onde eu precisava esperar entre 40 minutos ou 1 horas para pegar um ônibus. Aqui passa mais de 10 ônibus por minuto. E pelo menos 5 deles passam no meu destino.

- Você encontra tudo o que precisa. Mas, algumas coisas você precisa de paciência: tem fila para tudo, trânsito, pra entrar no restaurante, pra pagar. Já peguei 2 horas de fila para entrar num restaurante, uma vez eu desisti. As vezes é longe, e quando digo longe, você leva, com sorte, 1 hora para chegar. Mas tudo você acostuma.

- Aprendi que distância é relativo. Eu morava a 9km de distância do meu namorado, isso praticamente atravessava a cidade. Tem gente aqui que anda 30km (as vezes bem mais) para ir ao trabalho todos os dias.

- Tudo da certo. Eu brinco que até vender papel picado na esquina da certo. … tudo cheio de gente. Se você vai no shopping, está cheio. Se você vai no zoológico, está cheio. Se você vai no parque alugar bicicleta, ESTÁ CHEIO.

- Mesmo sendo um polo de tudo, onde as pessoas trabalhando demais e vivem estressada. Eu sinto que as pessoas são mais leves do que no sul.

- Tudo começa aqui e depois se espalha pelo resto do país (coisas boas e ruins).


Gosto de fazer listas e montar padrões sobre lugares e pessoas hehehehe. Quando eu cheguei aqui, vivia comparando e dizendo "ai que saudade de joinville". Mas, depois de 3 anos de São Paulo, posso dizer que a cidade me conquistou e eu amo essa correria e esse monte de coisas! E quando eu vou para uma cidade pequena, calma e silenciosa, eu também sei dar valor hehehe.


Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...