domingo, 26 de outubro de 2014

Caminho do Sol

Você já ouviu falar sobre o Caminho do Sol? É um caminho estilo o Caminho de Santiago, só que em São Paulo.

A primeira coisa que eu pensei quando soube desse caminho: é seguro? E foi esse o questionamento que fiz a um dos organizadores. Eles me responderam que grande parte do caminho se passa por propriedades privadas, o que deixa o caminho ainda mais seguro. E depois de tudo que lí, além de seguro me parece muito bem organizado, mantendo uma qualidade como o caminho de Santiago, todo cheio de setas indicativas.

Esse caminho pode ser percorrido tanto a pé quando de bicicleta. Eu farei a pé, é claro então nesse post darei informações apenas sobre o caminho a pé.

O total do percurso é de 241km e é percorrido em 11 dias.


Trechos:

1) Santana de Parnaíba a Pirapora - 13km
2) Pirapora do Bom Jesus a Cabreúva - 24km
3) Cabreúva ao Haras do Mosteiro (Itu) - 24km
4) Haras do Mosteiro a Fazenda Vesúvio (Salto) - 19km
5) Fazenda Vesúvio a Elias Fausto - 23km
6) Elias Fausto a Fazenda Milhã (Capivari) - 21km
7) Fazenda Milhã a Mombuca - 20km
8) Mombuca ao Clube Arapongas - 24km
9) Clube Arapongas a Monte Branco - 24km
10) Monte Branco a Artemis (Piracicaba) - 24km
11) Artemis a Águas de São Pedro - 24km

Para realizar o caminho é necessário participar de uma palestra orientativa num valor de 15 reais.

O valor do kit de inscrição para se realizar o caminho (Passaporte do Sol, Porta Passaporte, gargantilha de madeira com seta amarela, guia impresso Dicas e Informações, cajado personalizado e seguro acidentes pessoais Cia Porto Seguro.) custa R$ 155,80.

Gastos diários: Variam de 90 a 120 reais (almoço, jantar, pernoite e café da manha). Esse valor se deve pagar na hora em casa pousada (com dinheiro ou cheque).

Você deve chegar sempre no dia da véspera da sua saída na primeira Pousada em Santana de Parnaíba. Entregue os 5 kg de mantimentos não perecíveis para doação e receba seu Passaporte do Sol com o primeiro carimbo.

Sobre os equipamentos, tem uma loja (Mundo Terra) que vende um kit bem legal por 1290,00.

Tem datas para se fazer o caminho (de acordo com o site) mas conversei com uma pessoa que fez o caminho e me disseram que pode ser feito quando quiser (depois que eu for na palestra e confirmar essa informação, eu atualizo vocês, com certeza farei um post sobre isso).

Quer saber mais, ou melhor, quer fazer? Entre no site.

PS: na pesquisa que eu fiz para realizar essa postagem descobri que existem mais caminhos a serem percorridos (além dos já comentado aqui): Passos de Anchieta, Circuito das Frutas, Rota do Imigrante, Caminho da Paz, Caminho do Encontro, Caminho da Luz.

É caminho que não acaba mais.


Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...