quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Passeio em Curitiba no Carnaval

Essa viagem aconteceu no começo de 2011.

Dica de Roteiro para feriado de carnaval em Curitiba:

Dia 1:
- Conheça a Praça do Japão (Avenida Sete de Setembro, S/N)
- Tome café na Brioche (Av. Sete de Setembro, 4416)
- Conheça o Shopping Curitiba, especialmente o espaço Largo de Curitiba (R. Brigadeiro Franco, 2300 - Batel)
- Passeie no Museu do Olho (Oscar Niemeyer) (Rua Marechal Hermes 999)
- Divirta-se a noite no Bar do Alemão (R. Dr. Claudino dos Santos, 63 )
Dia 2:
- Passeie e experimente comidas diferentes no Mercado Municipal (Av. Sete de Setembro, 1865)
- Passeie e vá ao cinema no shopping Estação, aproveite e conheça o museu que há dentro dele (Av. Sete de Setembro, 2775 )

Meu Diário de Bordo

Para quem acha que a cidade de Curitiba-PR vira uma "cidade fantasma" no carnaval, se engana completamente.

A cidade parece um formigueiro. Acho que todos os brasileiros "anti-carnaval" vão pra lá procurando frio e sossego...

A única verdade é o frio. E pra quem gosta, é a melhor pedida. Afinal, não é pra qualquer um, usar casaco durante o dia em pleno verão, em um país tropical.

Bom, o roteiro é pra quem já conhece um pouco Curitiba (ou seja, quem já usou o post antigo sobre Curitiba postado aqui).

Preparativos:

- Achar um hotel próximo da rodoviária  não muito caro e também não pulgueiro.
San Juan Executive. R$ 149,00. Café delicioso e acomodações agradáveis. A fachada deixa um pouco a desejar. E quase ficamos sem, a maioria dos hotéis estavam lotados.

- Comprar as passagens: Ida e volta para duas pessoas pela catarinense, saindo de Joinville R$ 82,00.

- Fazer um roteiro não repetitivo, não muito longo, agradável e proveitoso.

Primeiro dia:

- Acordamos 05:30, para se arrumar e pegar o ônibus 06:45.

- Chegamos lá por volta das 9hrs (pegamos trânsito dentro de São José dos Pinhais)
- Deixamos as malas na rodoviária e pegamos um ônibus (no tubo em frente ao shopping estação) em direção a Praça do Japão.
- Tempo: As vezes sol, as vezes garoa. No geral, vento gelado delicioso.
- A praça do Japão é muito legal, calma, muita gente vai la passear com seus cachorros (conheci um bulldog inglês muito simpático lá), tem mini cachoeiras, estátua do buda, caminhos verdes e calmos, além de um memorial com uma lojinha (que estava fechada, infelizmente) e uma biblioteca.
- Saindo da praça do japão, paramos num café colonial ali perto (também na rua 7 de setembro) chamado Brioche. hmmmmmmmmmmm Chocolate quente melhor que o da são josé.
- Depois, fomos em direção ao Shopping Curitiba. Na área das lojas não tem nenhuma novidade ou algo que deveria destacar, só a loja Tok&Stok que não tem aqui em Joinville e é muito legal e famosa, porém, do outro lado do shopping, chamado "Largo de Curitiba", caraca!!! Aquilo lá sim é muito legal!!! Tem uma loja "bon vivant" que vende uns produtos importados bem legais, tem um Outback (atendimento 10 estrelas), decoração impecável e comida boa (onde almoçamos), tem um quiosque de um famoso sorvete argentino, o Freddo's, e tem um café Havanna com todo aquele doce de leite e alfajores (Capuccino havanna, com a borda da xícara coberta de doce de leite é uma excelente pedida).
- Saimos do shopping e fomos até a rodoviária pegar as malas e fazer checkin no hotel. Tomamos banhos, descansamos um pouco, e continuamos a caminhada.
- Fomos até o Museu Oscar Niemeyer (ou seja, não fomos em um dos pontos do roteiro "Bosque do papa", porque foi bem cansativo). No caminho, a avenida do centro cívico estava fechada para o desfile. O museu é muito grande, e legal, as obras do Oscar Niemeyer são alucinantes. E me deparei com variaasss cadeiras girafa (agora com esse técnico em designer de interiores que eu estou fazendo, sei todos os nomes das cadeiras hehe). Enfim, só vendo pra entender. Da mostra que estava exposta, o que mais gostei foi: ORLANDO TERUZ - MENINO SOLTANDO BALÃO.
- Saímos dali e pegamos um ônibus no tubo em frente ao museu até o shopping mueller para sacar dinheiro. Dentro do mueller também tem um quiosque da Havanna (mas, pelo que sei, não serve café, apenas vende os produtos da marca).
- Saindo do shopping fomos até o famoso Bar do Alemão (digo famoso porque conheci ele através de fóruns,  tem muita gente falando bem desse lugar) e não é por menos, lugar muito divertido, boa comida e bebida. Peça um submarino (ou só chopp mesmo) e bolinho de mandioca com queijo. DELICIA. E o legal, a caneca do submarino vem de brinde. O que é submarino? Uma caneca de chopp com uma mini-caneca com outra bebida (de sua preferência) dentro.
- Saímos do barzinho e fomos de taxi até o hotel, a essa altura, a temperatura era de inverno joinvilense.
- Fiquei lá na janela do Hotel desejando morar por ali... hehehe. Que cidade boa.

Segundo dia:

- Acordamos a tempo do café da manhã do hotel (já disse o quanto isso é bom? hehe).
- Ficamos no quarto curtindo o hotel até próximo da hora de fazer checkout, arrumamos as malas e descemos
- Fomos até a rodoviária guardar as malas.
- Fomos até o Mercado Municipal, e lá é uma perdição. É possível montar qualquer prato com as coisas que se vendem la dentro, tem TUDO e de varias etnias. Já na entrada experimentei um picolé de melão japonês (Melona, muito bom por sinal). Comprei meio quilo de bala de gelatina cítrica em forma de minhoca/verme e depois paramos num box de produtos Árabes onde compramos um chicletes e um aperitivo (com gosto de pão torrado temperado).
- Dali fomos ao shopping Estação, que, diferente da primeira vez, parecia a rua 25 de SP, o perigo era ser atropelado por pessoas, ESTAVA LOTADO!!! Já na entrada fomos assistir o famoso cinema 4D. E poxa, é bem legal, o vídeo era um pouco parecido com o do Maximotion do Beto Carrero, mas muito mais legal, só que meio caro: R$ 8,00 por cabeça. Depois fomos comprar entradas pro cinema... FILA QUILOMÉTRICA  Mas, tudo bem, enfrentamos e compramos. Antes do filme fomos almoçar, no meu preferido: PANQUECA. Dali fomos assistir o filme, e recomendo: Esposa de Mentirinha, muitoooo divertido. Saímos do filme e passamos na loja Kalunga (perdição pras menininhas viciadas em papéis coloridos) hehehe a loja é bem legal, só conhecia ela virtualmente. Depois comemos mais um pouquinho, sorvete e fondue de chocolate, daí acabou :/
- Fomos para a rodoviária, cansados, porém felizes.

Viagem perfeita como sempre e com a companhia perfeita. Amo meu amorzudo.