terça-feira, 2 de setembro de 2014

Conhecendo Porto Seguro na Bahia



Essa viagem aconteceu no comecinho de 2010.

Dica de Roteiro de uma semana em Porto Seguro:

Dia 1:
- Parte alta (histórica) de Porto Seguro
- Experimente a comida local (acarajé, por exemplo)
- Aprenda a dançar axé no ToaToa
Dia 2:
- Mergulho em recife de fora
- Festa no ToaToa (você está na Bahia, faça festa)
Dia 3:
- Conheça Cabralia
- Se estiver com a CVC, faça o passeio de chalana
- Ilha do Sol
- Jante e compre lembrancinhas na passarela do Álcool
Dia 4:
- Passe o dia em Trancoso
- Beba na passarela do Álcool a noite (todos os sabores de capeta)
Dia 5:
- Conheça Arraial D'ajuda
- Passeie pela Vila
- Faça festa na passarela do Álcool hehehe
Dia 6 e 7:
- Estique uma rede, e aproveite a natureza, praia, e coquetéis na beira da piscina
- Dance axé
- Beba na Passarela do Álcool.

Meu diário de bordo:

A maior viagem, a mais cara, a mais longe, a de avião. Uma viagem liiinda e perfeita (como sempre) e com meu especial perfeito que amo (L).

Dessa vez a viagem foi um pacote. Nada de se aventurar ao desconhecido. Fomos na CVC, escolhemos o pacote (e ainda estamos pagando hehe).

Haviam três destinos: Porto de Galinhas, Peru, Porto Seguro. Optamos pelo último por causa do preço (e por ser muito legal e com muita coisa boa pra se fazer, claro). A época da viagem era "alta temporada" aí era mais caro.

Dica: se for para esse destino escolha ir no começo de dezembro ou metade de janeiro: MUITO mais barato.

Preparativos:

- Passagem de avião, hotel, translado em porto seguro: tudo por conta da CVC. Ficamos no Hotel: Brisa da Praia.

- Malas: De preferência malas com rodas e travas no zíper, mais fácil de carregar e mais seguro, ninguém sabe o que acontece com a mala depois que ela vai embora na esteira.

- Roupas: São 8 dias fora de casa, num lugar quente, com praia e piscina. Leve muito shorts e camiseta, biquíni, protetor solar e chinelo. ESQUEÇA o salto.

- Dinheiro: Lembrancinhas e quinquilharias são MUITO baratas, você vai querer trazer a Bahia pra casa. O que pesa é a comida/água: leve dinheiro pensando nas refeições (e nas festas, lá tem MUITAS e a um preço não muito razoável).

- Aeroporto: O avião saía de Curitiba, e o translado até lá era por nossa conta. Rachamos a gasolina e conseguimos uma carona até lá (Valeu Otavio ;D).

Ida: (ai que emoção!!!)

- Fomos de carro até Curitiba, passamos no shopping Estação para almoçar, depois fomos até o shopping Paladium para assistir avatar 3D que foi muiiiito masssaaaa!!!

- Depois do filme fomos até o aeroporto (não preciso citar que nos perdemos e recebemos uma informação duvidosa num posto de gasolina, né? hehehe)

- Chegamos no aeroporto cedo, acabou a luz o que fez atrasar o checkin.

- Depois do checkin ficamos esperando até dar a hora para irmos a sala de embarque.

- Embarcamos e, antes mesmo de decolar, eu usei o banheiro do avião (sinistro).

- Voando a 880km/h, a 11mil metro de altura, temperatura externa de -49ºC

- Depois veio o lanchinho simples da GOL (suco e bolachinhas), e eu tava nervosa o suficiente pra não conseguir engolir muita coisa hehehe.

Lá:

- Duas horas depois do vôo estávamos na Bahia, acredita nisso? BAHIA!!!.

- Como lá não tem horário de verão, OBA! ganhamos 1 horas.

- Madrugada, pegamos o ônibus da CVC pro hotel, fizemos checkin e fomos pro quarto. APAGAMOS, estávamos exaustos.

1º Dia:

- De manhã, o telefone tocou e nos avisaram que teríamos um tipo de "reunião de boas-vindas" na piscina depois do café. (Chique né?)

- Falando em café, que delícia... Hotel e seus cafés, muito bom. (Destaque pro pão de queijo esticadinho melhor do mundo)

- Tivemos um bate-papo com alguns guias CVC na beira da piscina, onde eles nos explicaram como seriam os dias que ficaríamos ali, o que teríamos direito e nos venderam os "passeios opcionais".

- No início não iríamos comprá-los, mas decidimos comprar ao invés de esperar ônibus e se perder no calor da Bahia.

- Foram 4 passeios: Mergulho em Recife de fora, Passeio de chalana, Trancoso e Arraial d'ajuda (porque "ir pra porto seguro e não conhecer Trancoso e Arraia d'ajuda é como se não tivesse ido").

- Depois disso aguardamos o ônibus e fomos pro "city tour" onde conhecemos um guia muito simpático "Ro-ro-ronaldinho".

- Fomos visitar a parte alta de Porto Seguro onde tem a igreja dos brancos e a igreja dos escravos, vimos um grupo de capoeira, várias lojinhas, comemos acarajé de "uma baiana arretada" (lembre-se: não exagere no acarajé, ele é feito no azeite de dendê que é um laxante natural, se comer demais você vai passar suas férias como um verdadeiro rei: NO TRONO. Fora isso, experimente: é bom demais!!!), experimentamos cachaça e depois voltamos.

- Aproveitamos a piscina do hotel e fomos no toatoa almoçar.

- O Toatoa é um complexo de shows, restaurantes na areia da praia, ele é uma das barracas de praia que mais bombam em porto seguro e era de frente pro hotel.

- Voltamos pro hotel, descansamos, aproveitamos mais um pouco a piscina e lá se foi o primeiro dia. (Os dias lá parecerem eterno, é muito proveitoso).

2º Dia:

- Todos os dias que foram comprados os pacotes adicionais a Midi (responsável da CVC no hotel) nos ligava para que a gente acordasse, tomasse café e nos arrumasse para ir para o passeio. (Alto nível heim?)

- O segundo dia era o dia do mergulho em recife de fora.

- Fazer esse passeio sem uma pessoa de confiança pode ser arriscado, porque depende da maré. Se a maré estiver vazando você chega nos corais com água de até 20cm de profundidade. Imagine agora, você no meio no oceano com água na canela, é muito lindo. (Nas cheias, sim, é bem cheio e não da pra ver nada)

- Alugamos a máscara de mergulho e fomos até o píer pegar a escuna.

- 50 minutos de escuna mar a dentro, chegamos nas piscinas naturais.

- Um bote leva até onde é mais raso e agora é só mergulhar. Peixes passando bem pertinho (e vivos o que é muito mais legal pra mim).

- Foi muito legal/bonito/perfeito, e como o mar é MUITO salgado boiamos com muita facilidade e ficamos lá vendo os peixes.

- Voltamos para a escuna. Nota: o tripulante da escuna, puxou o bote "a nado"... só vendo pra crer hahahaha.

- E aí terminava o primeiro passeio, voltamos para o hotel onde comemos, aproveitamos a piscina e a noite fomos para a festa no ToaToa.

- Muitas bebidas diferentes (vodka com sorvete, caipirinha de maracujá ou com varias frutas, etc etc), lojinhas, maaaais acarajé. E no palco "raio de sol" dando aula de axé. Mais tarde a atração da noite: Reginaldo Rossi (HAHAHA).

- Todo mundo num só coro com a música do "Tchucoooo tchuuuuco tchuccooo gostosooo..." e na música da bicicletinha... "Ela ta de saia, de bicicletinha, uma mão vai no guidão a outra tapando a calcinha..."

3º Dia:

- Acordamos com a Midi nos ligando, tomamos café e fomos para o Passeio de chalana.

- O passeio de chalana é visto como o mais bonito e é exclusivo da CVC. E além disso é muito animado, é um trio elétrico sobre as águas, diversão garantida com certeza. E ela conta com um tripulante especial: o "Tatu", só vendo pra entender.

- Primeiro fomos para Cabralia que é da onde sai a chalana. Uma cidadezinha antiga e simpática.

- De la fomos para uma praia que não me recordo o nome, foi a primeira parada da Chalana (a ordem pode mudar).

- Passamos a manhã na praia e depois fomos almoçar (esse foi o único passeio em que o almoço era incluso).

- De lá fomos pra ilha do sol, onde tem doces para provar e comprar.

- Depois o banho de lama, essa prática eu não aderi. Lama de mangue cheirando a enxofre (ECA). heheheh Mas, é medicinal... aproveite. Mas de mangue, já me basta Joinville hahaha.

- Saindo dali, voltamos pra Cabralia, pegamos o ônibus e voltamos pro Hotel.

- Essa era a primeira noite do translado pro centro de porto seguro, pra famosa: "Passarela do álcool".

- A passarela do álcool é uma rua transformista: "De dia Av. Portugal, uma rua comum, com algumas lojas. A noite é passarela do álcool, uma loucura cheia de lojas, pessoas, restaurantes, bebidas e o que mais imaginar". E mais tchuuuuco tchuuuuuco tchuuuuco do povo.

- Tínhamos 2h30min para comer, comprar as lembranças e voltar, uns 2km de loja e gente.

- Comemos no Mc-Donald's (é, isso mesmo... foi o que o visavale podia pagar), compramos lembrancinhas e voltamos com 15 minutos de sobra hehehe. Pegamos o ônibus e voltamos pro hotel.

4º Dia:

- Dia do passeio para Trancoso.

- Mesmo esquema, telefone toca, café e ônibus. Só que dessa vez foi um pouco mais cedo porque a praia é mais longe.

- Pegamos o ônibus em direção a trancoso. O guia fez o "bingo do baiano" e eu fiquei em 2º Lugar... hahahaha Ganhei 2 cachaças :D que sorte!!!

- Chegamos na parada onde tem as cachaças pra vender (e onde eu deveria escolher o meu premio).

- Depois seguimos na estrada.

- Chegamos no vilarejo de trancoso onde tem a igreja com os "pau-de-fita". Subimos uma pequena ladeira, conhecemos o lugar e onde tínhamos a vista panorâmica da praia dos coqueiros (onde passamos o dia) e onde tinha a melhor água de coco do muuuundo.

- Almoçamos num restaurante que não lembro o nome... mas se eu lembrasse com certeza diria NÃO ALMOCE LÁ! É super caro, comida ruim... enfim quase 90 reais de um almoço péssimo.

- Passamos o dia embaixo de um coqueiro. Pensa num vidão. Sombra e água fresca. QUERO DE NOVOOO!

- A tarde voltamos pro ônibus e fomos pro hotel. (Molhados dentro do ônibus com ar-condicionado congelante, não façam isso hehe)

- A noite fomos para a passarela do álcool, comer e tomar capeta (lembre-se: 1 capeta, 2 capeta, 3 CAPOTA).

5º Dia:

- Passeio para Arraial d'Ajuda

- Acordamos bem cedo novamente para ser o primeiro grupo a pegar a balsa, pois esse é o único acesso para a praia.

- Atravessando a balsa (ouvindo 37 vezes a musica da chalana e outras na mesma época cantadas por simpáticos velhinhos catarinenses \o/) nós pegamos o único ônibus aceito na ilha. Sabe esses convencionais que sacodem e não tem ar-condicionado? hehehe aventuuuurassss

- Dessa vez fomos direto para a praia. Chegamos lá, foi a mais bonita de todas (pelo menos pra mim) cercada de montanhas em tons avermelhados (falésias) e o verde das árvores. Única praia com onda (as praias da Bahia são famosas por suas águas salgadas e sem correntes marítimas, o que faz com que não tenham ondas).

- Escolhemos uma mesa (esse restaurante era bem melhor) e fomos caminhando até as falésias.

- Voltamos e fizemos meia-hora de caminhada até o fim da praia para ver as tartarugas (isso sim foi legal). Elas ficam dentro da água e sobem apenas 3 segundos para respirar, não tem como bater foto é apenas para registrar na memória.

- Depois voltamos, aproveitamos a praia, comemos e fomos pro ônibus.

- Cansados, assados do sol e ainda fomos conhecer a vila. Tinha uma praça, uma igreja e a visão panorâmica de arraial d'ajuda. (Além dos negrinhos cantando 'ela ta de saia, de bicicletinha...' é!!! axé da bahia meu rei...)

- Voltamos (eu passei mal porque peguei sol demais) e fomos para a passarela do álcool novamente. Dessa vez com um motivo especial: 11 meses que estamos juntos (amo meu namorado perfeitudo). O melhor jantar, comida muito boa.

Ahhh ia me esquecendo, arraial d'ajuda tem uma história bem legal sobre uma santa que apareceu no sonho de um lenhador, aí ele construiu uma igreja, mas no dia das duas primeiras inaugurações não deu certo, daí no outro sonho a santa disse era porque a igreja tinha que estar de costas pro mar, e assim foi feito e ela pôde ser inaugurada (dizem que é mito, eu não sei hehe).

6º e 7º Dia:

Foi mais sossegado, sem passeios. Só aproveitando o hotel. O hotel tinha um 'animador' que ficava na piscina fazendo brincadeiras e dando aulas de axé 'quem quer ouvir a música da bicicletinha?' ... além do tobogã. Na sexta fomos novamente na passarela do álcool e sábado a noite pegamos o avião de volta para Curitiba. De Curitiba pegamos um ônibus para Joinville e aqui estamos pra contar essas histórias.

Foi tudo perfeito, lugares lindos, viagem inesquecível (companhia insubstituivel - principalmente)

Que venham logo as próximas!!!!

Agoraaaa, fotos:


Arraial d'ajuda - Olhando as tartarugas


Arraial d'ajuda


Trancoso


Porto Seguro!!!

Um Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...