sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Dólar comercial, turismo ou paralelo?


Uma dúvida bem comum que percorre os viajantes é: Qual dólar pesquisar pra comprar quando viajar?

Abaixo segue um texto que eu encontrei na internet, que explica de uma forma bem fácil de entender.

Dólar comercial, turismo ou paralelo?

Você já ficou confuso, ou confusa, ao se deparar com uma tabela como essa em busca do preço do dólar?


Cotação de 1/06/2009. Fonte: Valor Online

O valor do dólar comercial para venda é o mais divulgado no noticiário. Ele é usado principalmente para calcular os preços das exportações e das importações. Movimentações do governo no exterior também têm essa cotação como referência. É para essa taxa que o governo olha quando diz estar preocupado com a valorização ou desvalorização excessiva do real.

Se você quer viajar para o exterior e vai comprar dólares em um banco ou casa de câmbio, deve olhar para o dólar turismo. É também com base nele que serão calculados os valores de suas compras com cartão de crédito no exterior. Quando você compra dólar para viajar recebe um comprovante que pode ser pedido na hora do embarque.

Por fim, o dólar paralelo é aquele que não passa pelo sistema oficial. É a moeda vendida, por exemplo, por doleiros e muito usada para transações ilegais, como tráfico. O objetivo é não permitir que o Banco Central tenha controle das operações.

Há ainda algo importante que é preciso saber sobre a tabela. Você deve olhar para o preço de venda, não o de compra. O preço de compra é o valor pago por instituições, como bancos e casas de câmbio, ao adquirir o dólar. A moeda será repassada para você pelo preço de venda. É bom lembrar ainda que os preços da tabela são valores médios e podem variar de acordo com taxas dos serviços. Por isso, é importante pesquisar.

Você pode pesquisar a cotação do dia clicando aqui.

Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...